O governador do Amazonas, Wilson Lima, fará nesta quarta-feira, 12/3, sua primeira viagem ao interior. Ele irá a Maués para a inauguração de uma nova estrutura da Secretaria de Produção Rural (Sepror). Serão entregues novos viveiros para produção de mudas, parque avícola e tanques para piscicultura.
Atenção
Desde que assumiu o governo, Wilson Lima iniciou uma rotina de atender os prefeitos do interior em seu gabinete. Ao todo, 15 gestores municipais já foram recebidos, entre eles os de Itacoatiara, Envira, Itamarati, Juruá e Ipixuna. O governador pretende se reunir com os 61 prefeitos do Amazonas até abril.
Visita
O diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, esteve, neste fim de semana, em Manaus e em Tabatinga, onde realizou uma visita de inspeção ao contingente que atua na região.
Apresentação
No encontro, Oliveira apresentou-se ao efetivo de 35 homens da Força Nacional que atua em Manaus. O grupo de militares está na capital do Amazonas desde 2017 e é responsável pelo patrulhamento no perímetro externo dos presídios e ações de policiamento ostensivo no sistema penitenciário do Estado.
Déficit
A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CAE/Aleam), presidida pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), promoverá sua primeira audiência pública do ano nesta terça-feira, 12/3,para examinar os indicadores da situação financeira do Estado, cujo déficit chegaria próximo dos R$ 3 bilhões.
Fora da disputa
O deputado federal Marcelo Ramos (PR) descartou a possibilidade de ser candidato a prefeito de Manaus nas eleições de 2020. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o parlamentar disse que não pensa em outra coisa a não ser exercer o melhor mandato de deputado federal.
CCJ
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados deve ser instalada nesta quarta-feira, 13/2. Segundo o presidente da Casa, Rodrigo Maia, com a definição da data de instalação, os líderes partidários já poderão indicar nomes para compor o colegiado a partir de hoje.
H1N1
É preocupante a situação da saúde em relação aos casos do vírus Influenza A H1N1 no Amazonas. Já são 21 óbitos por H1N1, sendo 17 em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins e um em Itacoatiara. Outros quatro óbitos foram confirmados por Vírus Sincicial Respiratório: três de Manaus e um de Borba.
Notificações
Segundo o boletim da FVS, foram notificados 318 casos da síndrome gripal grave no estado. Destes, 72 são positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 45 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).
Cuidados
Recomenda-se a lavagem frequente das mãos antes de tocar em mucosas (olhos, boca e nariz) e após espirrar, o uso de lenços de papel (descartável) para proteger boca e nariz ao espirrar. É importante também o uso de álcool e evitar aglomerações de pessoas.