Em pouco mais de um mês à frente do governo, Wilson Lima (PSC) está conseguindo desarmar a bomba deixada pelo governo anterior na Saúde. Ontem, após receberem os salários de dezembro, os médicos decidiram retornar à normalidade dos atendimentos nas unidades de saúde. O governador também já anunciou que enviará projeto à Assembleia Legislativa para utilizar cerca de R$ 300 milhões do Fundo de Fundo de Interiorização do Desenvolvimento (FTI) para pagar empresas médicas.
Outra vitória foi que a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) conseguiu comprar, por meio de Ata de Registro de Preço, mais de 50% dos remédios e insumos que atendem ao padrão das unidades para os próximos três meses. A previsão é de que os itens cheguem até o dia 9 de março. O desabastecimento das unidades foi um dos pontos críticos identificados no início da nova gestão e que vêm sendo tratado com prioridade.
Reunião no Senado
Nesta terça-feira, 12/2, às 14h, será realizada a reunião de líderes no gabinete da Presidência do Senado. A expectativa é de que, em seguida, haja a primeira sessão deliberativa do ano. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e os líderes partidários vão se reunir para definir as presidências das comissões permanentes e, justamente, a pauta da sessão deliberativa.
A expectativa é que o senador Omar Aziz (PSD) seja escolhido para comandar a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A comissão é importante para o Amazonas já que por ela devem passar todos os projetos de lei que dizem respeito à Zona Franca de Manaus.
Haja fôlego!
O prefeito Arthur Neto vem apresentando um fôlego invejável ultimamente. Todos os dias ele acompanha pessoalmente as obras da Prefeitura de Manaus, despacha com secretários, participa de eventos e ainda consegue tempo para escrever artigos em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) em suas redes sociais.
Em novembro do ano passado, o prefeito confirmou que estava com vertigem postural paroxística benigna, mais conhecida como “doença dos cristais do labirinto” e disse que precisaria adotar uma agenda de trabalho menos intensa e desgastante por um tempo. Pelo visto, agora ele voltou com força total.
Comissões
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) definiu ontem os membros das 21 comissões permanentes da Casa. O vereador Dante (PSDB) foi conduzido à presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). À frente da Comissão de Educação ficou a vereadora Professora Jacqueline (PHS). A vereadora Mirtes Sales (PR) foi eleita presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher.
Entre os parlamentares reconduzidos aos cargos de presidente nas comissões, está o vereador Rosivaldo Cordovil (Pode) que continua à frente da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Obras Públicas e o vereador Professor Fransuá (PV) na da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia.