O governador Wilson Lima recebeu, nesta terça-feira (19/03), o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, na zona sul de Manaus. A visita ao Amazonas foi o primeiro contato para estreitar as relações e iniciar tratativas sobre parcerias em diversas áreas, segundo informou o embaixador.
“Se nós pegarmos um pouquinho do Wi-Fi, do ensino à distância, vai melhorar a educação. Também temos empresas israelenses interessadas em investir aqui. Esse é um novo momento, novo governador, novo embaixador, nova parceria Brasil e Israel, que agora melhorou muito. O presidente da República vai chegar a Israel no fim do mês, e o governador também já está convidado a nos visitar”, disse ele.
O governador Wilson Lima agradeceu o convite para visitar Israel e disse que vai se programar para o fim de maio, pois pretende conhecer os projetos que podem ser desenvolvidos em parceria.
“Já há alguns produtos que são exportados e importados pelo estado do Amazonas. Da nossa parte aqui, há exportação de castanha da Amazônia, que ele e o povo de Israel apreciam. E Israel também nos oferece alguns componentes eletrônicos, e é referência em tecnologia, principalmente em área de segurança. O embaixador me falou de projetos de tecnologia para levar internet para o interior, para trabalhar com Wi-Fi, para levar ensino à distância, para levar atendimento na área de saúde, e quero conhecer melhor esses projetos”, afirmou o governador.
Wilson Lima também agradeceu a visita do embaixador ao Amazonas e destacou a contribuição de Israel para o estado. “Os judeus tiveram uma contribuição significativa na construção da nossa sociedade, na construção cultural e, sobretudo, na atividade comercial. A prova disso é a presença de alguns sobrenomes nas famílias concentradas em Parintins, Itacoatiara e aqui, na capital”, acrescentou.
Também participaram do encontro os titulares da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Jorio Veiga, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales.
Intercâmbio – Brasil e Israel já discutem como aumentar o intercâmbio na área comercial, em ciência e tecnologia e na cooperação em segurança pública e defesa. O embaixador já visitou vários estados brasileiros para entender, por exemplo, como o sistema comercial pode melhorar.
Ele destacou que vem analisando a estrutura das startups brasileiras e os projetos relacionados à robótica. No Brasil, outros projetos, como o de dessalinização da água, também serão levantados junto ao Governo Federal.
Israelenses no Amazonas – Os imigrantes israelenses estão presentes no Amazonas desde 1890, a partir do início do Ciclo da Borracha, que atraiu comerciantes do mundo inteiro.
Em 2015, o então embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, esteve em Manaus para reuniões com representantes do Governo do Estado e da Superintendência da Zona Franca de Manaus. A ideia era conhecer o PIM, apresentar novas tecnologias israelenses e reforçar o interesse na instalação de empresas de diversos segmentos no Polo Industrial de Manaus.
Selo comemorativo – Durante a visita, os Correios, no Amazonas, entregaram ao embaixador uma imagem ampliada do selo comemorativo, criado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em homenagem a Israel.