O governador do Amazonas, Wilson Lima, iniciou os movimentos de reforma administrativa. Ele já decidiu que vai extinguir as cinco secretarias extraordinárias; a secretaria de Política Fundiária (SPF) vai ser incorporada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) vai incorporar a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico (AADES).
Otimização
Wilson Lima também decidiu fazer a troca de alguns secretários de Estado, entre eles do vice-governador, Carlos Almeida, que deixa a Secretaria de Saúde e passa a ser o chefe da Casa Civil. Leandro Benevides, que estava na Casa Civil, assume o Escritório da Representação do Amazonas em São Paulo e o doutor em saúde pública pela Fiocruz, Rodrigo Tobias, assume a Susam.
Sabatina com Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu em audiência pública no Senado a aprovação da proposta de reforma da Previdência Social enviada pelo governo. Ouvido ontem pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Guedes afirmou que a situação da Previdência pode “implodir” a máquina pública do país. E exaltou o papel do Congresso na construção de uma solução.
Sistema quebrado
“Nosso sistema previdenciário está quebrando antes de a população envelhecer. O déficit aumenta em golfadas de R$ 40 bilhões por ano. O Brasil vai explodir muito rapidamente do ponto de vista fiscal. Não é uma ameaça, é uma projeção. Esta bola está com o Congresso.
Bancada evangélica
Nesta quarta-feira, 27/3, o deputado federal Silas Câmara (PRB-AM), foi eleito presidente da bancada dos evangélicos na Câmara dos Deputados. O parlamentar venceu outros cinco candidatos que se inscreveram para concorrer ao cargo.
CPI dos Combustíveis
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PSD), afirmou que uma reunião para decidir sobre a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis será realizada em até 48 horas. Ele afirmou ainda que o pedido está tramitando dentro da legalidade, que “não há nenhum interesse em engavetar essa CPI” e que não aceitará pressões.
Segurança jurídica
“O pedido de CPI requer algumas atenções para que no futuro a CPI não seja questionada na Justiça. Estamos dentro do nosso calendário. Todas as vezes que a Assembleia instaurou uma CPI, ela não foi questionada no âmbito judicial. Estamos recebendo hoje esse relatório de análise da Procuradoria da Casa, em seguida vamos convocar uma reunião”, afirmou ele no plenário da Casa.
Manifestação indígena
Representantes de várias etnias do Amazonas se posicionaram contrários à possível extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), anunciada no dia 20 de março pelo ministro da saúde, Luiz Mandetta. Os indígenas fizeram manifestação na zona centro-sul de Manaus e depois falaram no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).