O município de Nhamundá (a 378 quilômetros de Manaus) foi o terceiro a receber o governador Wilson Lima no último dia da primeira edição do programa “Amazonas Presente”, na tarde desta sexta-feira (24/05). O programa levou uma série de serviços do Governo para municípios do baixo Amazonas.
“Estamos muito felizes com a recepção no baixo Amazonas. Nós vamos a todo o interior e demos o primeiro passo”, disse o governador ao chegar em Nhamundá.
Wilson Lima foi recebido com festa no porto da cidade e visitou o Parque de Exposições, onde é realizada a 2ª Exposição Agropecuária do município. Lá, anunciou a liberação de linha de crédito, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para o setor primário, e fomento no valor de R$ 130.410,00, por meio do Fundo de Promoção Social, para a Cooperativa da Agricultura Familiar da Comunidade de Santo Antônio do Mamoriacá, que beneficiará 27 famílias com a aquisição de kits de casa de farinha, por exemplo.
Além disso, o governador também anunciou que o município será incluído no programa que será desenvolvido para levar internet gratuita ao interior. “Queremos conectar o interior. A comunicação é tão importante quanto outros serviços e nós vamos colocar internet de graça em dois pontos aqui do município.
Wilson Lima ainda visitou o hospital de Nhamundá e uma escola tradicional que foi abandonada, além de vistoriar um trecho da orla que desabou esta semana durante uma forte chuva.
Saúde – Wilson Lima constatou que a farmácia do Hospital Coronel Pedroso Macedo está 100% abastecida com mais de duzentos itens que atendem a necessidade da população.
“Fiz questão de vir conferir pessoalmente. Desde que assumimos estamos fazendo um esforço imenso para que a população do interior tenha acesso a remédios e atendimento de saúde. Aqui em Nhamundá e também em Boa Vista do Ramos as farmácias estão com um nível de excelência de abastecimento,” disse o governador.
Wilson Lima também anunciou o valor do repasse do Fundo de Fomento ao Turismo, infraestrutura, Serviços e Interiorização dp Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para o município, de R$ 231.277,55.
Educação – Wilson Lima e o secretário de Educação, Luiz Castro, visitaram a antiga escola Gilberto Mestrinho, que foi abandonada em gestões anteriores. Além disso, serviços de reforma de cinco unidades de ensino começam no dia 5 de junho no município.
“Estamos identificando as demandas de cada município e já encaminhando o que é possível resolver. A situação dessa escola tradicional é lamentável e nós vamos avaliar o que é possível fazer,” afirmou.
Obras – Wilson Lima também vistoriou parte da orla do município que desmoronou durante um forte temporal esta semana. Uma equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) avalia os serviços necessários no trecho.
Justiça e Cidadania – Nhamundá também recebeu serviços da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor do Amazonas (Procon-AM) e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
A Sejusc ofereceu emissão de RG (1ª e 2ª vias); 2ª via de registro civil; reprografia; fotografia e plastificação. Além disso, Procon-AM e Detran disponibilizaram serviços relacionados à defesa do consumidor e ao processo de licenciamento de veículo e habilitação, incluindo o atendimento médico-psicológico; além de realizar ações educativas nos quatro municípios, curso de formação de mototaxistas e provas de legislação e exames práticos.
Wilson Lima deixou Nhamundá com a certeza de que o programa Amazonas Presente vai aproximar o Estado das pessoas do interior.
“Essa primeira fase foi um sucesso. A cada dois meses vamos mudar a sede do governo. Vamos governar para o estado inteiro e o Amazonas Presente já deu certo. Foi um sucesso”, avaliou o governador.