Parte do público-alvo da campanha Vacina Amazonas, a aposentada Eleonora da Silva, de 77 anos, aproveitou o sábado (18/09) para tomar a dose de reforço contra a Covid-19 em um dos pontos ofertados pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus. Agradecida depois de ter a dose aplicada, ela incentivou as pessoas a procurarem a vacina: “Vacina abençoada”, comemorou.
A idosa recebeu a terceira dose do imunizante no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, local que oferece postos de vacinação em formato drive-thru. Outros oito pontos estratégicos coordenados pelo Governo do Estado seguem com a campanha até as 18h de hoje (confira lista de locais ao final).
Acompanhada do sobrinho, Eleonora conta que tomou as duas doses e disse não ter sentido qualquer reação. “Eu acho muito boa essa vacina. Já disseram para mim, ‘A senhora não tem mais idade para tomar vacina’. E eu, ‘Vou tomar minha vacina!’. E eu peguei carona com meu sobrinho e foi ótimo”, disse ela.
Eleonora relata ter perdido vários amigos para a Covid-19. Por conta disso, ela incentiva as pessoas a procurarem completar o esquema vacinal, seja com a dose de reforço ou com as duas doses.
“É muito importante. Muita gente fala ‘Ah, não vou tomar, eu vou morrer’. Você vai morrer de qualquer jeito, se você tomar vacina ou bater as botas. É isso. Eu também não senti nada não. Meu marido passou mal, eu não. Não senti nada, ainda fui para o supermercado fazer compras. É uma vacina abençoada”, frisou.
Público-alvo – Os postos de vacinação ofertam doses de reforço para idosos acima de 70 anos que tomaram a segunda dose ou dose única até o dia 31 de março, além da aplicação da primeira e segunda doses para quem ainda não iniciou a imunização ou precisa completar o esquema vacinal.
Para o segundo dia de mutirão, a expectativa é a ampliação da demanda, principalmente com a retomada da vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, que tiveram a vacinação validada em Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), aprovada na tarde de ontem (17/09).
Estrutura – No primeiro dia da 20ª edição do mutirão Vacina Amazonas, realizado nesta sexta-feira (17/09), mais de 28 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19. O Governo do Amazonas montou uma estrutura com mais de 90 postos de vacinação em nove pontos estratégicos da capital, tendo o reforço de 1,4 mil servidores do Estado para atendimento à população que comparecer aos locais nos dois dias de mobilização (confira lista de locais ao final).
A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Manaus, que está disponibilizando seis pontos estratégicos e postos de vacinação, entre eles 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A lista pode ser conferida no site Imuniza Manaus, no endereço https://semsa.manaus.am.gov.
Confira os postos de vacinação coordenados pelo Governo:
• Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus – Avenida Pedro Teixeira, zona centro-oeste da cidade, exclusivamente na modalidade drive-thru, nos dois dias
• Parque Municipal do Idoso – Rua Rio Mar, 1.324, bairro Nossa Sra. das Graças, zona centro-sul
• Policlínica João dos Santos Braga – Avenida Margarita, s/nº, Cidade Nova, zona norte
• Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira – Avenida da Felicidade, s/nº, Conjunto Viver Melhor, zona norte
• Ceti Zilda Arns Neumann – Rua Santa Marta, s/nº, Comunidade Jesus Me Deu, Colônia Terra Nova 4, zona norte
• Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar – Avenida Presidente Médici, 500, Coroado 3, zona leste
• Escola Estadual Waldock Fricke de Lyra – Rua Santa Helena, s/nº, Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona norte
• Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós – Rua Goiânia, 701, Redenção, zona centro-oeste
• Escola Estadual de Tempo Integral Francisca Botinelly Cunha e Silva – Avenida Dom Pedro I, s/nº, Dom Pedro, zona oeste