O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou, no mês de junho, um índice de 41% de faltosos nos agendamentos para os serviços de habilitação. Esse dado engloba os faltantes na sede e nos nove Postos Descentralizados de Atendimento (PAD). Isso dificulta diretamente as pessoas que procuram pelo agendamento e não conseguem vagas disponíveis para os serviços de CNH.
Em junho, o Detran Amazonas disponibilizou 21.775 vagas para serviços de CNH (renovação, entrega, segunda via, entre outros) e quase metade das pessoas agendadas não compareceram para o atendimento. Em números, os faltantes foram 8.985 pessoas.
Levando-se em consideração que, diariamente, foram ofertadas 989 vagas para o atendimento de CNH em todos os postos do Detran-AM, os faltosos de junho ocuparam nove dias do agendamento. Dependendo do serviço, esse número é ainda maior, podendo chegar a 11 dias no caso de renovação de CNH.
Esses dias poderiam ter sido utilizados por outros usuários, a exemplo do industriário Cleber Coutinho, que compareceu ao Detran para renovação da CNH e expressou indignação pela falta de comprometimento das pessoas.
“Eu agendei há mais de um mês e só tinha vaga disponível agora, para o final de julho. A pessoa que realmente precisa do atendimento honra o compromisso dela. Se tem a consciência de que não vai poder comparecer no dia agendado, cancela o atendimento para ceder vaga para quem precisa mais urgente”, reclamou.
Cancelamento – Todo agendamento feito no Detran-AM pode ser cancelado de maneira rápida e fácil. Basta o usuário clicar o botão de “Consulta e Cancelamento de Agendamento” no site www.detran.am.gov.br.
Após isso, o usuário insere o número do CPF que cadastrou no agendamento e clica em pesquisar. Na tela seguinte ele vai escolher a opção “Desmarcar Agendamento” e confirmar.
Feito isso, a vaga será liberada para um novo usuário e o tempo de espera para agendamento será menor.
Mais faltas – O Detran Amazonas realiza atendimento de CNH na sede do órgão e em mais nove PADs. Os índices de faltosos nesses locais foram os seguintes: PAD Ponta Negra (19,6%), PAD Via Norte (35,4%), Detran Sede (38,2%), PAC Compensa (42,3%), PAC Shopping Sumaúma (43%), PAC Uai Shopping (53,2%), PAC Alvorada (53,8%), PAD Shopping Cidade Leste (56,8%), PAD Parque 10 Mall (59,34%) e PAC Galeria dos Remédios (69,1%).
No Posto Descentralizado do órgão no Shopping Ponta Negra, onde foi registrado o menor índice de faltosos: dos 1.835 agendamentos em junho, 361 pessoas deixaram de comparecer ao atendimento.
Já no posto com o maior índice de faltantes, o PAC Galeria dos Remédios, dos 628 agendamentos em junho, 434 não compareceram.