Com o estoque crítico de bolsas de sangue O+, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca doadores voluntários para comparecerem com urgência ao hemocentro, localizado na avenida Constantino Nery, nº 4.397, Chapada, zona centro-sul.
Esse é o tipo sanguíneo mais requisitado pelos hospitais públicos e privados do Estado, sendo também muito usado em casos de acidentes, cirurgias em geral e em pacientes com doenças crônicas no sangue.
Os doadores de O- também estão sendo requeridos, uma vez que esse tipo sanguíneo é considerado universal, ou seja, pode ser transfundido em casos de emergência para pessoas de qualquer tipo sanguíneo. Além desses casos mais críticos, a Fundação Hemoam alerta para a necessidade do comparecimento dos doadores de todos os tipos sanguíneos.
Para doar sangue é necessário estar com boa saúde e bem alimentado, com idade entre 18 e 69 anos e peso a partir de 50 quilos e munido de documento de identidade com foto. A coleta dura entre cinco e dez minutos e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, varia de 30 a 60 minutos.
Coleta no feriado – O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 18h. Na Semana Santa, a coleta funcionará normalmente na quinta-feira (18) e no sábado (20). Na sexta-feira (19) e no domingo (21), o hemocentro não funcionará. O posto de coleta da Maternidade Ana Braga, zona leste, continua fechado para reforma.