O governo federal anunciou nesta sexta-feira (3) o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, que seria realizado neste domingo (5). A medida foi tomada após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul causarem destruição, alagamentos e mortes em diversas cidades. O novo cronograma ainda não foi divulgado, mas espera-se uma rápida reprogramação para não prejudicar os 2,5 milhões de candidatos inscritos em todo o país.
O motivo principal para a decisão foi a grave situação enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul, onde as chuvas já provocaram danos significativos em várias regiões, destruindo moradias e causando a morte de pelo menos 37 pessoas. Com tantas cidades em situação de emergência, o governo federal optou por adiar a prova, evitando assim prejuízos aos candidatos que fariam o exame nas áreas afetadas.
Na última quinta-feira (2), o Ministério da Gestão havia comunicado que a aplicação das provas seria mantida no domingo, inclusive no Rio Grande do Sul. No entanto, devido ao agravamento das condições climáticas e os desafios logísticos decorrentes das chuvas, o governo decidiu reavaliar a decisão, buscando uma “saída jurídica” que permitisse adiar o exame sem prejudicar os candidatos.
Em entrevista à emissora oficial do governo, o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, explicou que a medida foi tomada para garantir que ninguém fosse prejudicado pelo concurso. “O compromisso do governo [é] que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, afirmou Pimenta.
De acordo com Pimenta, cerca de 86 mil pessoas estavam inscritas para realizar as provas do CNU em 10 cidades do Rio Grande do Sul, um número significativo que levou o governo a reconsiderar a decisão de manter o concurso na data prevista. A reprogramação do exame em nível nacional ainda não tem uma data definida, mas o governo se comprometeu a comunicar os novos detalhes em breve, minimizando qualquer impacto negativo para os inscritos.
Comentários sobre este post