Em Utrecht, no centro da Holanda, a polícia investiga um tiroteio contra um bonde elétrico que deixou vítimas na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com as autoridades, o atentado aconteceu às 10h45, no horário local – o equivalente às 6h45 no horário de Brasília.
Pelo menos uma pessoa morreu. Já o número de feridos ainda é incerto. No Twitter da Polícia de Utrecht, a informação é que há “várias pessoas feridas” no tiroteio na Holanda e a imprensa local tem falado em sete feridos, mas o número pode mudar. O suspeito fugiu do local e as autoridades pedem para que ninguém saia de casa, na região do ataque, antes dele ser apreendido.
Segundo testemunhas, o autor dos disparos era um homem que atirou de forma aleatória contra as pessoas na Praça 24 de Outubro. O local está isolado pelos policiais. Ainda de acordo com quem estava no local na hora do ataque, o atirador fugiu em um carro vermelho. Mais de uma pessoa pode estar envolvida no atentado.
A imprensa holandesa informa que um prédio da região está sendo cercado por policiais, porque o suspeito estaria dentro do edifício. Ainda não há confirmação sobre a suspeita, mas as autoridades também já reforçaram a segurança nas escolas, nas igrejas, nas mesquitas e nos hospitais da região.
“Não podemos descartar a motivação terrorista”, afirmou o coordenador nacional para Segurança e Contraterrorismo na Holanda , PJ Aalbersberg, também no Twitter. Por conta disso, a polícia da Holanda elevou o alerta antiterrorismo no país para o nível máximo e investiga também as motivações para o tiroteio.