Ronaldo Jacaré testou positivo para o coronavírus e está fora do UFC 249 deste sábado, em Jacksonville. Ele ia enfrentar Uriah Hall.
Apesar do teste positivo, o evento segue confirmado como o planejado, informou à ESPN Hunter Campbell, vice-presidente executivo do UFC. Membros da organização fizeram uma reunião em vídeo com a Comissão Atlética da Flórida para seguir em frente.
Jacaré chegou em Jacksonville na quarta-feira e informou ao estafe do UFC que um membro de sua família poderia estar com coronavírus. O lutador brasileiro estava assintomático, mas foi isolado e testado. Os resultados chegaram nesta sexta-feira.
Antes de ser retirado do card, porém, Ronaldo Jacaré chegou a se pesar normalmente e até fez a encarada com Uriah Hall. O brasileiro usava máscara e luvas e ficou bem distante do rival.
Presidente do UFC, Dana White conversou com a ESPN e não se mostrou surpreso com o fato de ter se deparado com um resultado positivo.
“Nós fizemos 1.2000 teste em 300 pessoas diferentes durante a semana. Não é inesperado que pessoa fosse testar positivo. O sistema funciona. E o lado positivo disso é que agora que sabemos que o Jacaré testou positivo, ele está fazendo tudo o que é necessário e nós estamos em posição de ajudá-lo no que for preciso”, disse.
Rival de Jacaré, Hall foi ao Twitter prestar solidariedade ao brasileiro.
“Irmão, eu sei que isso é horrível. Sinto muito que você tenha que passar por isso. Estou mais que devastado por essa oportunidade perdida. Eu só desejo que você e sua família se recuperem”, postou.
Veja o comunicado oficial do UFC:
A luta entre os pesos médios Uriah Hall e Ronaldo Souza não vai mais acontecer no card preliminar do UFC 249 porque Jacaré testou positivo para Covid-19 em um de seus exames.
Além dele, os exames de dois membros da equipe de Ronaldo testaram positivo. A equipe médica do UFC os examinou e constatou que estão todos assintomáticos, sem exibir nenhum sintoma da Covid-19. Pelos protocolos de segurança, os três foram retirados do hotel e colocados em auto-isolamento. O time médico do UFC vai monitorá-los remotamente e prover toda assistência e tratamento necessários.
Desde a chegada durante a semana até a saída, Jacaré e seus companheiros seguram todos os protocolos de saúde e segurança do UFC<, incluindo o distanciamento social, o uso de equipamentos de proteção pessoal e auto-isolamento sempre que possível.
Não houve nenhum outro teste positivo para a Covid-19 dos outros atletas participantes do UFC 249.
Isso é um indicativo da eficiência das medidas de saúde e segurança que o UFC impôs para esse evento.
O card do UFC 249 deste sábado seguirá como programado, agora com 11 lutas.
Veja o card completo do UFC 249:
CARD PRINCIPAL
Tony Ferguson (EUA) x Justin Gaethje (EUA) – pelo cinturão interino dos leves
Henry Cejudo (EUA) x Dominick Cruz (EUA) – pelo cinturão dos gelos
Francis Ngannou (CAM) x Jairzinho Rozenstruik (SUR) – pesados
Jeremy Stephens (EUA) x Calvin Kattar (EUA) – penas
Greg Hardy (EUA) x Yorgan De Castro – pesados
CARD PRELIMINAR
Donald Cerrone (EUA) x Anthony Pettis (EUA) – meio-médios
Aleksei Oleinik (RUS) x Fabricio Werdum (BRA) – pesados
Carla Esparza (EUA) x Michelle Waterson (EUA) – palhas feminino
Vicente Luque (BRA) x Niko Price (EUA) – meio-médios
Bryce Mitchell (EUA) x Charles Rosa (EUA) – penas
Ryan Spann (EUA) x Sam Alvey (EUA) – meio-pesado
*ESPN