“Trouxemos duas autoridades da ciência para discutirmos em profundidade assuntos de relevância da ciência médica de nível mundial”, destacou o reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Cleinaldo Costa, na manhã desta quarta-feira (24/04), no Centro de Pesquisas UNA-SUS, na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA (ESA/UEA), durante a abertura do Workshop ‘Da Anatomia à Escleroterapia na Prática Diária’.
O workshop, voltado para médicos e estudantes de Medicina nas áreas de anatomia, flebologia e escleroterapia, continua até sexta-feira (26), das 9h às 18h, com aulas práticas e teóricas, com a apresentação das mais atuais descobertas dessas áreas da medicina, com o objetivo de requalificar a prática diária de ambulatório e consultório.
“Serão três dias bem intensos, em que serão tratados meios que farão a diminuição da incidência de úlceras venosas e que ajudarão na cicatrização dessas lesões”, declarou o reitor, enfatizando que a UEA e a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional Amazonas (SBACV/AM) se propuseram a fazer eventos científicos de alta qualidade e movimentar o cenário vascular do Amazonas.
Com o tema “A Revolução da Anatomia Digital”, o professor doutor da Universidade Paris Descartes, da França, Jean-François Uhl, compartilhou técnicas diferentes da anatomia com o uso de software e ferramentas digitais de alta tecnologia, que são oportunas para elevar a anatomia a um alto patamar, como foi há 40 anos.
“As técnicas aplicadas aqui serão utilizadas na pesquisa e na educação. E vocês verão essas melhorias, principalmente vocês, jovens, vão usar e desenvolver essas ferramentas do futuro, principalmente para a anatomia e para as simulações cirúrgicas”, explicou Jean-François Uhl, que ministrará o curso “Da Anatomia à Escleroterapia na prática diária” na sexta-feira (26/04).
Aula prática – Na quinta-feira (25/04), o curso “Ultrassonografia Duplex e Escleroterapia com Espuma: Demonstração e Hands-on”, conduzido pelo especialista em Cirurgia Cardiovascular pelo Hospital Saint-Michel, em Paris, e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Reis Bastos, terá uma aula prática com atendimento aos pacientes do Hospital Adriano Jorge, na qual o professor ensinará os princípios e técnicas de mapeamento venoso.
Novidades – Para a aluna do 6º período de Medicina da UEA, Jéssica Ako, o workshop é oportuno no processo de formação dos acadêmicos destacando as novidades apresentadas sobre a evolução da anatomia, reconhecendo o papel da UEA nesse processo.
“Eu não tinha ideia de que essas coisas seriam possíveis, de que a anatomia já tinha evoluído tanto, que pudéssemos ver numa pessoa viva toda a sua rede vascular. É muito bom saber que a universidade pense nessa forma de proporcionar esse conhecimento na academia”.
Nova perspectiva – De acordo com o cirurgião vascular e membro da SBACV/AM, Antônio Araújo, o evento traz uma nova perspectiva para saúde do Amazonas diante da importância dos palestrantes nas áreas de anatomia e de cirurgia vascular.
“Eles estão trazendo informações novas sobre projetos anatômicos e detalhes que podem ser explorados de maneira virtual. Esse evento traz um diferencial sobre os modelos e como trabalhamos essas imagens, coisas do nosso cotidiano que podem ser otimizadas com o uso dessas ferramentas”, finalizou.