Foram presos nesta terça-feira (26), os membros de uma facção criminosa, Thiago viana Gomes, 35, Giovane cordeiro Nascimento, 21, conhecido como “Nego Jhonson”, e Breno Romário de Melo Leite, 28, suspeitos de integrarem um ‘tribunal do crime’ e decretar mortes de rivais e moradores do bairro Japiim, zona Sul.
De acordo com o delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), os homens são responsáveis pela execução de Luiz Brasiliano de Souza, ocorrida no dia 29 de maio deste ano, que era morador do bairro e se revoltou ao ver o irmão sendo espancado no ‘tribunal do crime’.
“Essa vítima teve um irmão que realizava furtos ali na região e essa determinada facção decretou que esse irmão ia sofrer um corretivo. Essas pessoas que estão presas espancaram essa pessoa e o Luiz ao presenciar esse espancamento passou a realizar ameaças contra a facção dizendo que ia denunciar e que esses crimes não ficariam impunes e por isso ele foi executado”, declarou o delegado em coletiva de imprensa.
Ainda segundo a autoridade policial, o trio sequestrou um rival que foi mantido em cárcere em um galpão no Centro de Manaus e lá foi torturado por dias em novembro de 2021. A vítima aproveitou um momento de distração dos criminosos, pulou uma janela do prédio e conseguiu fugir.
De acordo com Ricardo, outras pessoas estão sendo investigadas por participação nesse crime. “Essa vítima passou vários dias sendo espancada em um galpão no centro de cidade e como foram vários dias, foram várias pessoas que a mantiveram em cativeiro”, disse.