É lamentável a situação por que passa a Venezuela, sob os desmandos de um governo ditatorial, que mergulhou a economia do país no caos e deixou sua a população na miséria, obrigada a fugir de suas casas em busca de abrigo em outros países. Neste fim de semana, vários conflitos na fronteira com o Brasil deixaram pelo menos dois mortos e dezenas de feridos. A Colômbia, que também tenta enviar alimentos e remédios, teve impedida a passagem de caminhões com os suprimentos.
Grupo de Lima
Sob forte tensão e em clima de guerra, presidentes, vice-presidentes e chanceleres de 14 países, entre eles Brasil e Estados Unidos se reúnem hoje, em Bogotá, na Colômbia. O encontro do Grupo de Lima vai discutir o acirramento da crise na Venezuela. Devem ser propostas novas sanções contra o governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
H1N1
O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus anunciam a implantação do Comitê Estadual para Enfrentamento de H1N1. Logo mais, serão apresentadas as medidas de controle e prevenção e ações de manejo clínico na rede de saúde.
Previdência
A Amazonprev suspendeu, na última sexta-feira, 22/02, mais de 1,1 mil benefícios por falta de atualização cadastral, após quase dois meses de intensa campanha para atrair aposentados e pensionistas dentro do período de recadastramento anual obrigatório. O número representa 9,32% do total de segurados com aniversários entre setembro e dezembro de 2018 e janeiro de 2019.
Previdência 2
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, busca entendimento com os líderes partidários para que o relator da comissão especial que deve analisar a reforma da Previdência seja um senador titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e para que este seja também o autor do relatório da proposta no Senado. O presidente acredita que esse trabalho possibilitará a votação do texto final até junho, antes do recesso parlamentar.
Assédio moral
O projeto de lei que tipifica o crime de assédio moral no trabalho é o destaque do plenário da Câmara dos Deputados nesta última semana de fevereiro. O Projeto de Lei 4742/01, do ex-deputado Marcos de Jesus, inclui o novo crime no Código Penal.