As confederações de Brasil e Catar estão em negociações para que as seleções disputem um amistoso no dia 5 de junho, no Maracanã, como parte da preparação para a Copa América. Atuar no estádio é um sonho de Tite desde que assumiu o comando da equipe, em julho de 2016.
A seleção principal do Brasil não joga no Maracanã desde a final da Copa das Confederações de 2013, quando bateu a Espanha por 3 a 0.
A Seleção tem planejados dois amistosos já com o grupo convocado para a Copa América, torneio que será disputado entre 14 de junho e 7 de julho, no Brasil. O primeiro seria esse e o segundo no dia 9, no Beira-Rio, contra adversário ainda indefinido.
“A boleirada fala assim: ‘Tu jogou bola? Mas tu jogou no Maracanã? Não? Então tu não jogou bola’. (Tite)
A CBF havia definido que muito provavelmente os rivais desses amistosos seriam seleções que também vão disputar o torneio da Conmebol, em razão da facilidade logística. Além disso, nessa data Fifa, entre 3 e 11 de junho, serão disputadas as semifinais e final da Liga das Nações, e a terceira e quarta rodadas das eliminatórias da Eurocopa. O que inviabilizaria qualquer jogo contra uma seleção da Europa.
O Catar ganhou força depois de, surpreendentemente, conquistar a Copa da Ásia e ascender 38 posições no ranking da Fifa. Ela e o Japão, vice-campeão, são os dois convidados da Copa América.
O amistoso contra o Catar só será anunciado pela CBF depois que todos os contratos forem assinados. Ainda há vários detalhes pendentes, mas a confirmação deve ocorrer em breve.
Antes disso, o Brasil jogará duas vezes em março: no dia 23 contra o Panamá, no Porto, e dia 26 diante da República Tcheca, em Praga. A convocação para esses amistosos será anunciada por Tite no próximo dia 28 de fevereiro, às 11h, na sede da CBF.