O tema é delicado e exige a reflexão.
Você sabia que a cada quatro segundos uma pessoa no mundo comete suicídio? Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e correspondem a 800 mil mortes por ano, sendo superiores aos óbitos por malária e câncer de mama.
A preocupação com a saúde mental da população é um tema global. E em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem registrado 8.522 atendimentos relacionados à ansiedade, depressão e alterações do sono no ano de 2020. Os números representam um aumento de 171% nos atendimentos relacionados ao ano de 2019. Em 2021, de janeiro a junho, já são 7.111 atendimentos de usuários com sinais de depressão e alterações do sono.
Importante lembrar que os números de hoje são reflexos do cenário da pandemia de Covid-19, em virtude das perdas e do isolamento social, além da crise econômica em muitos lares e empresas. Muito além disso, agora o alerta ocorre para que se lance, principalmente, o olhar entre os mais jovens. É que segundo a OMS na faixa etária de 15 a 24 anos, o suicídio é a segunda principal causa de morte, depois de acidentes de carro.
Para despertar a atenção de todos sobre a problemática, a Prefeitura de Manaus lançou este mês nas redes sociais dentro da mobilização do Setembro Amarelo campanha para alertar sobre a existência também de depressão na infância e adolescência, chamando a atenção da família e da escola para um olhar a mais sobre este público.
É importante reforçar o acompanhamento e agir. Se você ou alguém que você conheça está precisando de apoio emocional, ligue para 188. O telefone está disponível 24h para dar apoio a quem precisa.
Confira também a relação de unidades municipais de assistência psicossocial:
- CAPS 3 Benjamim Matias Fernandes (adultos com transtornos mentais graves e persistentes)
Av. Maneca Marques, nº 1916 – Parque 10 de novembro
Telefone: 98842-7414
Acolhimento (atendimentos de primeira vez): segunda a sexta 8h às 18h
- CAPS AD 3 Dr. Afrânio Soares (adultos com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas)
Av. Ephigênio Sales, nº 5, Conjunto Jardim Espanha – Aleixo
Telefone: 98842-6663
Acolhimento (atendimentos de primeira vez): segunda a sexta 8h às 18h
- CAPS Infantojuvenil Leste (crianças e adolescentes com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e/ou com transtornos mentais e/ou autismo)
Av. Adolfo Ducke, nº1.221, Conjunto Acariquara – Coroado
Telefone: 98842-4272
Funcionamento: segunda a sexta-feira, 7h às 17h
- CAPS Sul (crianças e adolescentes com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e/ou com transtornos mentais e/ou autismo)
Rua Santa Catarina, 03- Parque das Laranjeiras
Telefone: 98842-5899
Unidades que dispõem de atendimento psicológico, que funcionam com agendamento prévio:
- Policlínica Dr. José Antônio da Silva,
Rua Aroeira, 55 – Monte das Oliveiras
- Policlínica Ana Barreto
Av. Grande Circular, 1665- Monte Sião
- Policlínica Castelo Branco
Rua do Comércio, 42 – Parque Dez
- Policlínica Comte Telles
Rua J, Etapa B, s/n – São José 2
- Policlínica Djalma Batista
Rua 23 de Dezembro, s/s – Compensa 3