A “Semana de Intensificação Vacinal” teve início nesta segunda-feira (26) em Manaus com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos. A ação, que segue até o dia 31, ocorre em em todas as unidades de saúde da rede municipal. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é imunizar, no mínimo, 95% do público-alvo.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a mobilização deve melhorar a cobertura vacinal, estimulando pais ou responsáveis para que compareçam a uma unidade de saúde e garantam a proteção da saúde das crianças.
“Atualmente, a cobertura vacinal em Manaus chega a uma média de 85% e, por isso, a prefeitura está organizando estratégias que possam ampliar a cobertura”, informa a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes.
A estratégia de ação da “Semana de Intensificação Vacinal” envolve a mobilização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital para reforçar a oferta de vacina, com foco nas crianças menores de dois anos, orientando pais e responsáveis sobre a importância da vacina e do retorno para completar o esquema vacinal na faixa etária adequada, com a busca ativa de pacientes que ainda não receberam as vacinas recomendadas e a identificação, captação e avaliação dos cartões de vacina das crianças em todos os procedimentos agendados nos serviços de saúde.
Orientações
Durante reunião com diretores de unidades de saúde e de técnicos dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, realizada na última semana, a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Deave/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, explicou que na Semana de Intensificação será mantida a oferta de vacinas de forma rotineira na rede municipal, mas que haverá um foco maior para crianças menores de dois anos.
“O público-alvo nessa faixa etária apresenta maior risco para adoecimento e morte. Além disso, o vírus do sarampo continua a circular em outros Estados brasileiros e a Organização Pan Americana de Saúde (Opas) tem alertado para o alto número de casos de difteria na Venezuela. Com isso, é essencial estabelecer estratégias para aumentar a cobertura vacinal da população e evitar novos surtos de doenças”, destacou Marinélia Ferreira.
Como o público-alvo da Semana de Intensificação é formado por crianças menores de dois anos, a Semsa pretende reforçar a oferta das vacinas recomendadas para essa faixa etária:
Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Hepatite B e meningite e infecções por HiB);
Pneumocócica (pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo);
Poliomielite; Rotavírus; Meningocócica (previne a doença meningocócica C);
Febre Amarela;
Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola);
Tetra Viral; (sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora); Hepatite A; e DTP (Difteria, tétano e coqueluche).
Dia D
O Dia ‘D’ de Mobilização da “Semana de Intensificação Vacinal” será no sábado, dia 31/8, quando 136 salas de vacina em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas, Clínica da Família e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), irão funcionar das 8h às 12h. As informações são do site G1.