Uma pesquisa realizada pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 65% dos brasileiros apoiam a redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais. Enquanto 27% se opõem à diminuição, 5% se disseram indiferentes, e 3% não souberam opinar. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas, maiores de 16 anos, em todas as 27 unidades da federação, entre 10 e 15 de janeiro de 2025.
Entre os benefícios da redução da jornada apontados pelos entrevistados, destacam-se a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores (65%), o aumento da produtividade (55%) e o desenvolvimento social do país (45%). A pesquisa também destacou outros pontos positivos, como o impacto no desenvolvimento econômico (40%) e na lucratividade das empresas (35%).
Sobre a jornada de trabalho de seis dias com apenas um dia de folga, a maioria se mostrou contra, com 54% reprovando o modelo, enquanto 39% se mostraram a favor. Quando questionados sobre a PEC da escala 6×1, que propõe uma jornada de 36 horas semanais, dividida em quatro dias de trabalho e três dias de descanso, 63% se declararam favoráveis à proposta, que ainda está sendo analisada na Câmara dos Deputados. Apenas 31% se opuseram à mudança.
A maioria (42%) acredita que essa mudança seria positiva para o país, enquanto 30% a veem como negativa e 22% não acham que faria diferença. Caso a redução da jornada fosse implementada, 47% dos entrevistados afirmaram que aproveitariam o tempo livre para se dedicar à família. Outros 25% usariam o tempo para cuidar da saúde, 22% fariam renda extra e 17% investiriam em cursos de capacitação profissional.
Comentários sobre este post