Unidades prisionais do Amazonas receberam uma campanha de vacinação contra a influenza A, popularmente conhecida como gripe H1N1, na manhã desta quarta-feira (10/04). O atendimento é promovido pelas secretarias de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenação de Saúde do Sistema Prisional (CSSP), que irá vacinar as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) das unidades da capital do estado.
A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que realizou um treinamento com servidores de saúde para aplicação das vacinas nos detentos. A vacinação foi realizada pelos agentes técnicos da Umanizzare Gestão Prisional. A campanha também realizará a vacinação e atendimento para os servidores do Estado nesta quinta-feira (11/04).
Segundo a coordenadora da CSSP, Alyne Taumaturgo, a campanha é fundamental para prevenção e combate da doença nas unidades do Estado. “É de extrema importância que toda a população carcerária seja contemplada, visto estarem recolhidos diariamente em um ambiente cuja aglomeração de pessoas é uma das principais formas de contaminação do vírus”, explicou.
De acordo com o cronograma de vacinação da CSSP, as primeiras unidades prisionais a receberem a campanha de vacinação são a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e o Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), continuando com as demais unidades da capital. Ao total, serão vacinados mais de 7.300 internos do sistema penitenciário.