A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou uma doação de produtos orgânicos ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (Gacc-AM), localizado no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. As hortaliças foram plantadas e cultivadas por detentos do Centro de Detenção Provisório Masculino II (CDPM II), do Km 8 da rodovia Manaus-Boa Vista (BR-174).
Cerca de 12 internos participam do projeto laboral Plantando a Liberdade, que prevê a remição da pena pelo trabalho no cultivo de plantas. O plantio foi realizado em canteiros disponíveis dentro da própria unidade prisional, sob a supervisão técnica de um agrônomo.
A ação solidária foi promovida pelo coordenador adjunto do Sistema Penitenciário (Cosipe) da Seap, tenente Adaumir Silva, que viu no trabalho dos internos uma oportunidade ação social e reintegradora.
“Por meio da colheita na unidade, pensamos em ajudar as crianças com câncer. No Gacc, eles recebem doações de todo tipo, e o material foi destinado à alimentação dessas crianças. Uma vez que os alimentos não possuem agrotóxicos, é muito importante isso para elas”, afirmou o tenente.
Para a representante e assistente administrativa do Gacc, Francisca Nascimento, a parceria entre as instituições é única, e a ação solidária é importante para a dieta alimentar das crianças. “É muito bom ver essa colaboração, tendo em vista que o alimento é algo consumido diariamente pelas crianças em tratamento contra o câncer, seus familiares visitantes e colaboradores do Gacc”, conclui Francisca.
Plantando a Liberdade – O projeto social oferece aos internos do sistema prisional uma atividade de laborterapia, de carácter terapêutico e profissionalizante, no ramo agrícola. Atualmente, a Unidade Prisional de Maués, a Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) e o CDPM II já realizam o plantio de legumes em horta.