O governador Wilson Lima decretou, nesta quarta-feira, 27/2, Situação de Emergência na saúde do Amazonas, em razão do aumento súbito e inesperado dos casos de doenças respiratórias e internações por síndromes respiratórias graves, que já provocaram 14 mortes.
Wilson Lima esteve com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na noite de ontem, em Brasília, para alinhar ações conjuntas visando conter o avanço da doença. Parlamentares da bancada federal do Amazonas participaram do encontro. O ministro garantiu a antecipação da campanha de vacinação contra a Influenza A para a segunda quinzena de março.
Orçamento
Ontem, os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), aprovaram o projeto de lei do executivo que autoriza o governo a utilizar 40% dos recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), no total de R$ 350 milhões, para socorrer a saúde no Estado.
Barragens
O Senado deu uma resposta à tragédia de Brumadinho. O PL 550/2019, que reforça a segurança da exploração mineral no país, foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e logo depois pela Comissão de Meio Ambiente (CMA). A proposta seguirá para a Câmara dos Deputados.
Garoto propaganda
A nova líder do governo no Congresso Nacional, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), falou que os líderes partidários da Câmara pediram ao presidente Jair Bolsonaro para ser o “garoto propaganda” da reforma da Previdência. “Ele é um fenômeno de comunicação nas redes e foi chamado pelos líderes para fazer também essa campanha”, disse.
Encontro
O presidente Jair Bolsonaro se reunirá com Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino da Venezuela, na tarde de hoje. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, participará do encontro. O venezuelano chegou em Brasília na noite desta quarta-feira, 27/2.
Audiência pública
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou convite para a realização de uma audiência pública com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. A iniciativa partiu do senador Lasier Martins (Pode-RS), que deseja conhecer as metas e diretrizes da pasta.