Na manhã desta sexta-feira (7), a queda de um avião de pequeno porte na Avenida Marquês de São Vicente, na região da Barra Funda, em São Paulo, resultou na morte de duas pessoas. As vítimas foram identificadas como Márcio Louzada Carpena, advogado e professor universitário, e Gustavo Medeiros, piloto experiente com ampla trajetória na aviação.
Márcio Carpena, de 49 anos, era professor de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre e conhecido por sua atuação como palestrante motivacional. Ele viajava por diversas cidades do Brasil ministrando palestras sobre mudanças de comportamento e desenvolvimento pessoal.
Além de sua carreira acadêmica e motivacional, Carpena era sócio majoritário do escritório Carpena Advogados, que possuía unidades em Porto Alegre e Caxias do Sul. Ele era casado e pai de três filhos menores de idade.
![](https://portaltucuma.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-11-800x533.png)
O avião que caiu nesta sexta-feira pertencia à sua empresa e havia sido adquirida recentemente, em 11 de dezembro de 2024.
A segunda vítima fatal do acidente foi Gustavo Medeiros, piloto com vasta experiência na aviação comercial. Formado em Administração e Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS, Medeiros acumulava 3.819 horas de voo como copiloto do modelo Embraer 190, utilizado em voos domésticos, e 1.912 horas como comandante de aeronaves ATR, conhecidas por operar em rotas regionais.
Com uma trajetória consolidada no setor aéreo, Medeiros era considerado um profissional altamente capacitado e respeitado no meio da aviação.
![](https://portaltucuma.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-12.png)
A queda do avião, um modelo King Air fabricado em 1981, está sendo investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte e perdeu contato com a torre de controle minutos depois, antes de cair sobre um ônibus na movimentada avenida da capital paulista.
As causas do acidente ainda não foram determinadas, e as autoridades seguem trabalhando para esclarecer os fatores que levaram à tragédia.
Comentários sobre este post