O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve realizar uma visita inédita à Amazônia antes de participar da reunião de cúpula do G20 no Brasil, programada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Segundo informações obtidas pela agência Reuters, o presidente norte-americano estará acompanhado de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, em uma agenda que deve incluir discussões sobre meio ambiente e cooperação internacional.
A visita de Biden a Manaus, prevista para os dias 16 e 17 de novembro, representa uma alternativa à visita oficial que ele havia prometido a Lula quando o líder brasileiro foi a Washington em 2023. Conforme fontes próximas às negociações, o encontro na capital amazonense reflete o desejo de Biden de conhecer a região amazônica, reforçando seu compromisso com pautas ambientais e de preservação.
Segundo a Reuters, a viagem de Biden estava inicialmente planejada para Belém, mas a capital amazonense foi escolhida pela equipe do presidente norte americano por conta de suas estruturas que apresenta “mais viabilidade” para receber a autoridade estadunidense.
A decisão de Biden de priorizar a Amazônia ocorre em um contexto onde ele tem demonstrado um compromisso crescente com questões ambientais, tendo, inclusive, apresentado políticas robustas de combate às mudanças climáticas e de preservação de ecossistemas globais.
Um avião cargueiro modelo C-17 GlobeMaster III, da Força Aérea Estadunidense, chegou a Manaus por volta das 20h55, trazendo os primeiros suprimentos da visita que o atual presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, deverá fazer à capital. Nesta sexta-feira (8), mais três aviões de carga devem pousar na capital amazonense.
Comentários sobre este post