A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que o rompimento de três linhas de transmissão que atendem a cidade Manaus ocasionaram o apagão de internet desta terça-feira (22).
Conforme informou a operadora Claro/NET, a interrupção ocorreu entre 11h48 da manhã e 15h30 da tarde, afetando os serviços de banda larga, telefonia fixa e telefonia móvel nos estados do Amazonas e Amapá, além de algumas regiões de Roraima, todos na região Norte do Brasil.
Além da Claro, a operadora Vivo relatou ter tido instabilidades em seus serviços no Amazonas e no Amapá por cerca de dez minutos, entre 13h10 e 13h20. O motivo seria que um dos cabos rompidos era de uma empresa terceira, contratada pela operadora.
Após o ocorrido, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) divulgou uma nota informando que os consumidores que se sentiram prejudicados pelo “apagão de internet”, podem ajuizar ações contra as empresas, desde que comprovem o prejuízo em razão da queda do sinal de internet (transações comerciais interrompidas).
A Defensoria informou, ainda, que prestará “atendimento jurídico para pessoas que, comprovadamente, não possam arcar com os custos de um processo judicial”.