Um cardeal próximo ao Papa Francisco desobedeceu a lei para ajudar os moradores sem-teto que ocupam um edifício estatal abandonado em Roma. Konrad Krajewski, de 55 anos é conhecido como “Robin Hood do Vaticano”, rompeu uma barreira policial, desceu pelo bueiro e reativou os interruptores de luz do prédio. E, assim, provocou a ira do conservador ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, que acumula também o cargo de vice-premier.
— O que posso dizer? Foi uma situação particularmente desesperadora. Eu repito: eu assumo toda a responsabilidade. Se uma multa chegar, eu pagarei — disse Krajewski, cujo trabalho é distribuir os fundos da igreja para a caridade, numa entrevista ao jornal Corriere Della Sera desta segunda-feira.
Desde 2013, ativistas do coletivo Spin Time Labs ocupam o edifício e oferecem abrigo a italianos que perderam suas casas e imigrantes. Pelo coletivo, também são oferecidas diversas atividades sociais no local, como estúdio de música, teatro, carpintaria e laboratório de cervejas artesanais.
Abrigo para cerca de 450 pessoas, entre elas cem crianças, o prédio está sem eletricidade desde 6 de maio. O motivo é a falta de pagamento das contas de luz, que giram em torno de 300 mil euros.
— Defender a ilegalidade nunca é um bom sinal — afirmou Salvini na segunda-feira a repórteres. — Há muitos italianos e até imigrantes legais que pagam suas contas, ainda que com dificuldade. As pessoas podem fazer o que querem, mas, como ministro do Interior, devo garantir o cumprimento da lei.
Já tendo entrado em confronto com Salvini outras vezes por questões sociais, Krajewski disse que, a partir de agora, ele mesmo pagará as contas de luz do prédio.
— Há crianças lá. A primeira coisa a perguntar é como e porque estão lá. Qual é a razão? Como é possível que as famílias se encontrem nesta situação? — questionou Krajewski ao “Corriere della Sera”.
*extra