Após o repiquete, o Rio negro voltou a subir em Manaus. O rio vem mantendo o nível e em ritmo acelerado e subiu mais 18 centímetros, conforme registrado pelo Porto de Manaus nesta sexta-feira (24). Esse é o maior nível da história.
O último registro do fenômeno da subida das águas aconteceu em dezembro, ano de 2018. Na época, o rio negro alcançou de 21 centímetros.
Técnicos do Porto de Manaus que diariamente realizam a medição perceberam o aumento, hoje a cota de foi de 13,65 metros. A ascensão vem sendo acompanhada e nos últimos sete dias, o Rio Negro subiu 1,09 metros.
Após o cenário caracterizado pela pior seca em 121 anos, com o rio atingindo o alarmante nível de 12,70 metros, a esperança agora se volta para o início do período de cheia.
A comunidade aguarda ansiosamente o alívio que as águas abundantes podem trazer, antecipando uma mudança significativa nas condições hidrológicas. Este contraste marcante entre a seca extrema do ano anterior e a iminente temporada de cheias destaca a dinâmica e a imprevisibilidade do clima,
Para o período a expectativa é de que a cheia finalmente tenha iniciado.
Comentários sobre este post