Na manhã desta segunda-feira (21), o nível das águas do rio negro, desceu um centímetro e chegou a marcar 30,01 metros. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio já apresenta sinais da vazante. O que confirma, é um processo lento, segundo a previsão dos pesquisadores.
A pesquisadora do Serviço de Alerta Hidrológico do Amazonas, que pertence ao órgão, Luna Gripp, confirmou que alguns rios começam a apresentar recessão e variações pequenas. A princípio, o nível do rio começa a apresentar processo de vazante. Tanto subidas, quanto estabilizações e descidas na ordem de um centímetro, estão dentro da margem de erro.
Sobre a vazante, a pesquisadora completou que a descida das águas é sempre gradual e lenta. “A probabilidade é que comece a baixar um centímetro por dia, depois dois, depois três, isso vai variando, lentamente. Apesar disso começar na próxima semana é importante ressaltar que a retomada dos processos normais, com os rios voltando para sua calha principal e deixando de ter os impactos que são observados na população, ela vai ser de forma lenta e gradual. Não é de uma hora para outra”, afirma.