A sustentabilidade ambiental marca o retorno do Réveillon da Prefeitura de Manaus que, nesta edição, leva o tema “Manaus, Floresta Viva” e vai ocorrer em três pontos da cidade: praia da Ponta Negra, zona Oeste; orla do Amarelinho, no bairro Educandos, zona Sul; e no shopping Phelippe Daou, bairro Cidade de Deus, zona Norte.
O evento, realizado por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), na praia da Ponta Negra, recebeu o ‘Selo Sustentabilidade Tesouro Verde’, concedido pelo Grupo Brasil Mata Verde (BMV).
A certificação foi adquirida por meio da aquisição de 162 Unidades de Crédito de Floresta homologadas dentro do programa BMV, que atesta o compromisso com a proteção, preservação de floresta nativa e do meio ambiente pela organização do evento.
Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, a exemplo do que ocorreu no #SouManaus Passo a Paço e na última edição do Boi Manaus, o Réveillon 2023 também terá ações sustentáveis.
“Estamos entregando para população manauara muito mais que uma grande festa de virada de ano, estamos comprometidos com a preservação do meio ambiente e com as futuras gerações. E os grandes eventos realizados pela prefeitura, conforme pedido do prefeito David Almeida, levam em consideração a redução dos impactos sobre o meio ambiente. Mais que uma tendência, a adoção de práticas sustentáveis é uma necessidade. Além disso, teremos no réveillon queima de fogos de baixo ruído, emissão de carbono zero e geração de energia limpa. É importante frisar que o grupo BMV também está certificando o réveillon do Rio de Janeiro”, ressaltou o presidente.
A metodologia desenvolvida pelo BMV conta com o respaldo científico da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que verifica a aferição da biodiversidade das florestas que integram os projetos. Além disso, todo o protocolo é chancelado pela principal certificadora do mundo, especializada em inspeção, testes e certificação ambiental, a suíça SGS, garantindo que a operação seja a mais sustentável possível.
“A Prefeitura de Manaus está saindo na frente com a do Rio de Janeiro, produzindo eventos sustentáveis e investindo na conservação da floresta amazônica. E mostrando para o restante do país que os grandes eventos cuidam do meio ambiente, mitigando os impactos ambientais para o bem-estar da população”, comentou a economista Maria Tereza Umbelino de Souza, CEO e fundadora do Grupo BMV.