Neste sábado (25/01), a partir das 8h, refugiados venezuelanos do entorno da Rodoviária de Manaus receberão serviços de saúde, durante uma ação integrada entre órgãos locais e internacionais.
Serão oferecidas vacinas, consultas, entrega de medicamentos, exames de pele, testagem rápida e exame ginecológico. A ação será realizada numa parceria entre o Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas (Acnur), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
“Proporcionar um atendimento humanizado a este público é uma de nossas prioridades”, destaca a titular da Sejusc, Caroline Braz.
Atualmente, a Sejusc atua na articulação de ações de saúde, cidadania e de incentivo ao empreendedorismo à migrantes venezuelanos no estado do Amazonas.
O órgão é responsável pela vinda para Manaus da “Operação Acolhida”, do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa.