O Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (SEREP) realizou operação no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios que resultou na apreensão 5,5 quilos de skunk.
No dia 06/04, com a atuação da Equipe de K9 da Receita Federal em Manaus, com destaque para o agente canino “Odin”, o SEREP apreendeu a quantidade de 5,5 kg de skunk que estava sendo enviada de Manaus/AM para a cidade do Rio de Janeiro/RJ. A droga foi escondida em uma piscina de plástico que se encontrava acondicionada numa caixa de papelão cuidadosamente embalada para envio por meio dos Correios.
Balanço das apreensões do mês de março
O SEREP informa que durante o mês de março realizou 19 operações de combate ao contrabando e descaminho na cidade de Manaus nos portos, aeroporto e Correios, que resultaram na apreensão de drogas ilícitas e mercadorias desacompanhadas dos devidos documentos fiscais.
Nos Correios foram apreendidas 57 encomendas contendo canabidiol – 575ml (11 encomendas), cocaína – 1,2 kg (02 encomendas), cogumelo – 39g (02 encomendas), ecstasy – 351 comprimidos (04 encomendas), haxixe – 186g (04 encomendas), maconha 7g (01 encomenda), pasta base 28g (01 encomenda), sementes de Maconha 604 unidades (02 encomendas) e skunk 8,15 kg (30 encomendas).
Das maneiras inusitadas de se tentar camuflar as drogas em encomendas a Receita Federal se deparou com drogas escondidas em boneca e bombas de ar, mas que foram localizadas com a atuação do agente canino Deco da Equipe K9 da Receita Federal em Manaus.
Além das drogas ilícitas o SEREP, durante suas atividades de combate ao contrabando e descaminho, também apreendeu R$ 5 milhões em mercadorias que no momento das operações estavam sem a devida documentação fiscal. Foram apreendidos poliestireno, vaporizadores descartáveis, cigarros eletrônicos, charutos, cigarros de Palha, máquinas de enrolar cigarro e outros produtos.
Atuação da Receita Federal
A Receita Federal do Brasil permanece, mesmo durante a pandemia de Covid-19, realizando normalmente suas ações de combate ao contrabando e descaminho na cidade de Manaus.