Neste sábado (3), o município de Dourados, em Mato Grosso do Sul, se destaca como o primeiro do país a dar início à vacinação em massa contra a dengue, promovendo o Dia D de mobilização. Todos os habitantes com idades entre 4 e 59 anos têm acesso à imunização, que consiste em duas doses com intervalo de três meses entre elas.
O Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde de Dourados informa que todas as unidades básicas de saúde na área urbana estarão oferecendo a vacina das 8h às 17h. O mesmo horário de atendimento será seguido na Sala de Vacinação do Pronto Atendimento Médico (PAM). Nas unidades básicas de saúde localizadas nos distritos, o serviço será disponibilizado das 8h às 16h.
Além disso, uma equipe do Núcleo de Vacinação estará presente na primeira edição do Agita Dourados, no Parque dos Ipês, a partir das 15h, para atender aqueles que desejam ser imunizados. Além da vacina contra a dengue, também serão oferecidas vacinas contra influenza e a bivalente contra a covid-19.
Dourados se destaca como o único município brasileiro a disponibilizar a vacina para toda a população entre 4 e 59 anos, graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o laboratório japonês Takeda Pharma, produtor da Qdenga. A expectativa é imunizar cerca de 150 mil pessoas com as duas doses previstas no esquema vacinal.
Enquanto isso, nos 521 municípios selecionados pelo governo federal para receber o imunizante contra a dengue, a vacinação está programada para iniciar na próxima semana, com a distribuição das doses. A vacinação priorizará crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações após os idosos, devido à quantidade limitada de doses fornecidas pelo laboratório.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância da vacinação em meio ao cenário de aumento de casos de dengue, causado pelas mudanças climáticas e altas temperaturas. A previsão é que as doses adquiridas possam imunizar aproximadamente 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024, representando um esforço conjunto no combate à doença.
Comentários sobre este post