O Rio de Janeiro ainda não se recuperou do temporal da última quarta-feira (6), e há previsão de mais chuva a partir desta terça-feira, 12/2.
Segundo os meteorologistas, até sábado, 16/2, são esperados de 135 mm a 150 mm de chuva na Costa Verde e na Região Metropolitana – o volume é o mesmo registrado em um único dia na semana passada.
Resumo da previsão
- Fim tarde desta terça: pancadas de chuva forte em curtos períodos de tempo e em pontos isolados, por conta do calor e da umidade. Costa Verde deve ser a mais atingida;
- Quarta-feira: previsão de pancadas de chuva forte, ocasionalmente muito forte, com rajadas de vento e raios, a qualquer hora do dia, da madrugada e até o início da noite;
- Quinta a sábado: chuva deve diminuir na quinta, mas volta a chover forte na sexta e no sábado.
Apesar da intensidade menos forte que na semana passada, a continuidade da chuva mantém o estado em alerta para o risco de novos deslizamentos.
Ventos
A previsão é que os ventos atinjam 90 km/h na quarta-feira. Na semana passada, as rajadas chegaram a 110 km/h, no temporal causou sete mortes e quase 200 quedas de árvores.
Ressaca
A Marinha emitiu aviso de alerta de ressaca para o estado a partir das 10h de quarta até 10h de quinta-feira (14), com previsão é de ondas de até 2,5 metros.
O instituto também divulgou um aviso de mudança de tempo em outras regiões do estado na quarta, com pancadas de chuva de moderada a forte no Sul, Serra e áreas isoladas da Região Metropolitana.
Segundo o instituto, há áreas de instabilidade atuando na Região Sudeste. Para esta terça, a máxima prevista é de 40°C com tempo claro a parcialmente nublado passando a nublado e com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas da Região Metropolitana.
Na quarta, tem previsão de queda de temperatura com máxima de 32°C. Na quinta, a temperatura segue em queda com máxima de 26°C.
Estágio de Atenção
A cidade do Rio segue em estágio de atenção após a chuva forte da semana passada que provocou a morte de 7 pessoas. Até a manhã desta terça, a Avenida Niemeyer seguia interditada para a retirada de terra, pedras e árvores. O trânsito está liberado apenas para moradores e para hóspedes do hotel que fica na região.