Na próxima segunda-feira, 7/2, os vereadores definem a presidência e composição das 21 comissões técnicas da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para o biênio 2019-2020. A terceira sessão legislativa deste ano inicia às 9h, no plenário Adriano Jorge.
Cada parlamentar deverá colocar seu nome para compor as comissões determinadas, bem como se vão concorrer à presidência delas. Em seguida, o presidente da Casa Legislativa, vereador Joelson Silva (PSDB), dará início à votação aberta.
Cada comissão é composta por sete membros titulares, incluindo os presidentes e vice-presidentes e cinco suplentes, observando critérios de proporcionalidade entre os blocos partidários, conforme determinado no Regimento da Casa. Segundo o regimento, nenhum vereador poderá ser membro titular de mais de seis comissões e será vedado ao parlamentar presidir mais de duas comissões técnicas.
Ao todo, a Câmara possui 21 comissões técnicas, entre elas as de Constituição, Justiça e Redação, e de Finanças, Economia e Orçamento, por onde todos os projetos passam obrigatoriamente.
No início de fevereiro, Joelson Silva, se reuniu com o colegiado de líderes para levantar os possíveis nomes que estarão à frente das comissões, levando em consideração a identificação de cada vereador com suas respectivas áreas de atuação. “Visamos assim, um melhor desempenho das atividades parlamentares e discussões de assuntos relevantes para a cidade de Manaus”, argumentou.