Com o intuito de melhorar cada vez mais a trafegabilidade das vias, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciou, desde o dia 15/3, a implantação na nova ponte em concreto armado que corta um trecho do Igarapé Cachoeira Grande, localizado na rua Jufari, bairro Nova Esperança, zona Oeste. O serviço visa conter a vazão das águas do Igarapé da Cachoeira Grande que no período das fortes chuvas transbordava alagando toda a área.
Para dobrar a vazão do leito do Igarapé, a Seminf está implantando aduelas em concreto armado medindo 14 metros de comprimento por 5,5 metros de largura, o que vai garantir a vazão correta das águas e sanar definitivamente os alagamentos que causam transtornos aos moradores. O antigo equipamento construído com a tecnologia de gabião foi demolido e está sendo substituído por uma nova ponte.
Uma equipe com 10 servidores da Seminf, mais equipamentos como tratores, retroescavadeiras e caminhões estão sendo usados no serviço dando celeridade aos trabalhos. Para o diretor de engenharia da pasta, Alessandro Rodrigues, a obra é a solução definitiva para os transtornos dos moradores da área.
“Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, a secretaria de obras tem intensificado o serviço de reestruturação de antigas pontes onde apresentam problemas na infraestrutura em áreas que causam alagações. Aqui é mais um desses pontos e também já executamos no bairro Alvorada, Ponta Negra, Lírio do Vale entre outros”, concluiu Rodrigues.
Já na zona Norte, o Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu (Promindu) trabalha na implantação da ponte do Sete, bairro Novo Aleixo. A obra entrou em fase da implantação das vigas metálicas que vão sustentar a ponte que passa sobre o Igarapé do Mindu. Esta é uma das cinco estruturas que serão implantadas e que compõe as obras do trecho Parque Linear 2, executadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Seminf.
Com estrutura moderna e segura, a ponte do Sete 1 possui fundação em concreto e já recebeu dez das 15 vigas metálicas que darão sustentação à nova passagem viária. Na sequência, a estrutura recebe a instalação das chapas metálicas, a pré-laje e, posteriormente, será confeccionado o tabuleiro da ponte para, por fim, aplicar o pavimento.
*Com informações da assessoria