A Prefeitura de Parintins, a 370 quilômetros de Manaus, informou na última quarta-feira (29) que vai prorrogar a quarentena por mais 30 dias.
O anúncio foi divulgado pelo prefeito Frank Bi Garcia (DEM) durante reunião na sede da prefeitura. Segundo Bi Garcia, a decisão é baseada no aumento dos casos confirmados por coronavírus (Covid-19) no município.
De 4.801 casos registrados no Amazonas, a cidade de Parintins possui 145, conforme boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Bi Garcia informou que a população de Parintins precisa cumprir o isolamento social para diminuir os casos de Covid-19.
“Todas as autoridades de saúde do Brasil e do estado do Amazonas estão definindo que o pico no Amazonas será em maio. Então não tem como afrouxar o isolamento social. Os decretos serão prorrogados por mais 30 dias, até o final de maio. E tem decreto que vai até o final de junho. Isso tudo depende de como vai se comportar a capital do estado, de como as autoridades de lá estão controlando a contaminação”, contou.
Medidas
Bi Garcia informou que a Prefeitura de Parintins vem realizando fiscalizações no porto da cidade visando proibir o fluxo de passageiros no transporte fluvial, fazendo valer o decreto assinado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).
“A partir de sexta-feira desta semana, a Representação do Município não irá mais autorizar passageiros que não comprovem a volta de tratamento de saúde. Só poderão voltar passageiros que estavam em tratamento. Eles terão que ter uma indicação médica, atestado, ou coisa parecida, para comprovar que já foram atendidos e precisam retornar ao município de Parintins”, disse.
Ontem o município recebeu duas ambulâncias para ajudar no combate ao Covid-19, fruto de uma parceria de Bi Garcia, o verador Cabo Linhares e o deputado estadual Cabo Maciel. Os automóveis são avaliados no valor de R$ 398 mil.

Foto: Divulgação