Em tempos de pandemia da Covid-19, a tecnologia é uma importante aliada para que a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), mantenha cursos de atualização para os mototaxistas. Na tarde desta quinta-feira, 17/2, 53 profissionais participaram de um curso on-line com o objetivo de oferecer melhores serviços aos usuários desse modal de transporte.
Os profissionais se reuniram na sede do Sindicato dos Profissionais Mototaxistas de Manaus (Sindmoto), no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste da cidade, e acompanharam assuntos como atualização do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), técnicas de pilotagem e primeiros socorros. Também foi utilizado um simulador para apresentar as técnicas de pilotagem.
O educador de trânsito do IMMU Francisco Rodrigues – um dos palestrantes do curso – resumiu os assuntos abordados no encontro on-line. “O primeiro passo de direção defensiva com estes condutores é lembrar a fragilidade das motocicletas. Outro tema importante é saber que estamos transitando em ambiente de chuvas e, quando a chuva passa, traz areia para a pista, então, o piso, mesmo sem água, vai continuar de risco porque fica escorregadio”, frisou.
Rodrigues abordou ainda a legislação de trânsito. “Frisamos a necessidade de respeitar as regras de trânsito. Falamos também sobre a fragilidade em relação à concessão deles, porque um condutor de motocicleta autorizado a fazer este serviço deve manter determinada conduta e se quebrar essa conduta, ele pode ser suspenso do serviço. Quando ocorrem duas condutas geradoras de suspensão, o mototaxista pode ter a permissão cassada”, frisou.
Os cursos voltados aos mototaxistas continuam nas próximas semanas e outros profissionais terão acesso às informações fornecidas pelos palestrantes.