O prefeito Arthur Virgílio Neto lançou oficialmente, nesta quinta-feira (13), as inscrições online para o Mosaico Cultural da Educação, com o intuito de dar continuidade à política de valorização dos professores da rede municipal de ensino. Tal projeto, que será realizado de 24 de junho até 02 de julho, disponibiliza programações e atividades culturais gratuitas para educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no período do recesso escolar.
Segundo o site da Prefeitura, serão disponibilizadas mais de 3,5 mil vagas em espetáculos de teatro, show de humor, cinema, além de apresentações de bandas e cantores locais em parceria com as secretarias municipais de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e instituições privadas, como o Amazonas Shopping, Instituto Aquila e a Universidade Nilton Lins.
“Nós vamos reunir milhares de professores e para isso fizemos um convênio com o Amazonas Shopping, que cedeu dois mil ingressos para várias sessões de cinema para que os professores se confraternizem e voltem desse recesso motivados para lutarmos pela meta de alcançarmos mais uma boa posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb”, disse Arthur Neto, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro.
Durante a abertura das inscrições, o prefeito também falou sobre a aprovação do reajuste dos professores, pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), na última terça-feira (11). “A Câmara aprovou um aumento de 5% imediatamente e mais 3% no final do ano. Isso funciona bem como um estímulo que faz com que nós tenhamos saído do 23º lugar no Ideb, para o 9º lugar. Agora, nossa luta será alcançar o 7º lugar, esse é um desafio novo da nossa educação”, ressaltou.
Como participar
A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, explicou que para participar das programações, os servidores da rede municipal de ensino precisam apenas estar em exercício regular, acessar o site da Semed e clicar no banner “Mosaico Cultural da Educação”, localizado na lateral direita do site, no período de 13 a 19 de junho, para se inscrever na atividade da sua preferência.
No ato da inscrição, o educador também terá a opção de inscrever um acompanhante. Após esse processo, será gerado o ingresso com o código de inscrição, que deverá ser apresentado no dia do evento escolhido.
“Isso é uma demonstração da prefeitura, que nós estamos cuidando com carinho da educação. Conseguimos aprovar o reajuste e agora promover esse grande momento de confraternização, de fortalecimento e apoio de manifestações culturais dentro da educação”, enfatizou Schweickardt.
Assim como um mosaico precisa de várias peças para formar uma bela arte, a promoção de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade depende do trabalho conjunto, empenho e compromisso da gestão e dos educadores. Esse é o propósito do Mosaico, que resultará em uma transformação social na vida dos educadores e também para mais de 242 mil alunos da rede municipal de ensino.
Programação
A abertura do “Mosaico Cultural da Educação”, que será realizada às 10h do próximo domingo (16), contará com a apresentação para convidados do “Concerto Didático”, pela Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), com um repertório de músicas renascentistas, passando pelo barroco, clássico até os dias atuais. O evento acontecerá no Teatro Amazonas, Centro.
A programação gratuita começa no próximo dia 24 (segunda-feira), com o show de humor “Tardezinha da Educação”, às 14h, do artista amazonense Márcio Braga. Haverá, ainda, o show da Banda Samba de Quintal.
Na terça-feira (25), a partir das 20h, no Teatro Amazonas, haverá o “Concerto Contemporâneo Brasileiro”, com a Ovam. Na quinta-feira (27), a programação também acontecerá as 20h, também no Teatro Amazonas, e desta vez contará com a apresentação da Orquestra Amazonas Filarmônica.
O quarto dia do projeto será voltado para os educadores e seus filhos. O evento “Era uma vez” será realizado no parque Cidade da Criança, Aleixo, zona Centro-Sul, a partir das 9h, onde haverá atividades lúdicas, personagens infantis, heróis da Caravana da Educação, guloseimas e muita diversão.
Para encerrar essa edição do “Mosaico Cultural”, nos dias 01 e 02 de julho, haverá sessões de cinema no Amazonas Shopping, que abrirá as portas mais cedo, às 9h, para receber os educadores inscritos gratuitamente nas salas com os filmes que estarão em cartaz. A exibição iniciará às 10h e os profissionais da educação poderão se inscrever apenas em um dos dois dias das sessões de cinema. O centro de compras também terá a atração gratuita “Heróis Marvel”, na praça central, uma atração inédita com brincadeiras temáticas.
“Para nós é muito importante essa parceria com a prefeitura, que vem homenagear esses importantes servidores da educação municipal”, informou o superintendente do Amazonas Shopping, André Sante.