Na manhã desta quinta feira (15), o prefeito de Manaus, David Almeida, realizou a entrega de ônibus novos para reforçar a frota em Manaus. A entrega faz parte de um planejamento, cujo objetivo é oferecer mais comodidade e segurança aos usuários, além de evitar aglomerações nas linhas que estão com excesso de passageiros, segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins.
Os veículos ainda serão vistoriados e emplacados para serem entregues, de fato, à população, que foi frisado pelo IMMU será na próxima semana.
Os novos veículos são parte da frota das empresas Global Green e Viação São Pedro e atenderão as zonas Leste e Oeste.
Segundo o prefeito, a meta é que em quatro anos, toda a frota, que atualmente é de 972 ônibus coletivos, distribuídos em todas as zonas da capital, pelas principais empresas prestadoras do serviço em Manaus, seja renovada em até 80%.
Parte desses veículos entregues hoje, são os chamados micrões, sem local de cobrador. Os micrões vão atuar nas linhas alimentadoras, onde o usuário entra em um terminal de integração e a presença de um cobrador pouca necessária, disse o prefeito.
Algum passageiro que porventura precisem pegar o transporte em um dos pontos de parada, deverão pagar a passagem para o próprio motorista, que estará recebendo uma bonificação pelo serviço extra.
Outra parte dos veículos vão servir para reforçar rotas dos bairros da zona norte, oeste e leste.