O plano abrange 24 ações coordenadas entre dez secretarias e institutos municipais, destacando a integração e gestão compartilhada na administração municipal. Entre as iniciativas, estão obras de infraestrutura, serviços, intervenções urbanas e planejamento urbano, promovendo melhorias significativas no centro histórico de Manaus.
Ao apresentar o plano, o prefeito David Almeida ressaltou que várias ações já estão em andamento no centro da cidade, incluindo o Largo da Ilha de São Vicente, Casarão Thiago de Mello, Mirante Lúcia Almeida e Pier Turístico do Centro de Manaus. Almeida destacou a importância de dinamizar o cotidiano e melhorar as condições da cidade por meio dessas iniciativas.
O programa “Nosso Centro” coloca Manaus entre as sete capitais brasileiras que estão investindo na reabilitação de seus centros históricos. Além das obras já em andamento, o plano prevê ações como recuperação de calçadas, recapeamento asfáltico em diversas ruas e avenidas, sinalização viária e turística, novos abrigos de ponto de ônibus, construção de banheiros públicos, padronização e identificação de vendedores informais, entre outras.
A matriz de responsabilidades envolve diretamente dez secretarias, com coordenação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). As pastas engajadas incluem Infraestrutura, Segurança Pública, Comunicação, Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, Limpeza Pública, Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Fundação Manaus Solidária, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana.
O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou a amplitude do programa, que visa proporcionar uma nova dinâmica para o centro da cidade. O plano busca promover soluções urbanísticas, operações para fomento a negócios e melhorias de infraestrutura em uma grande força-tarefa municipal.
Além das obras em andamento, estão previstos patrulhamento ostensivo, projetos como a Feira Criativa e Memorial Basa, e a inauguração das primeiras obras do “Nosso Centro”, como o mirante, casarão e largo.
O programa “Nosso Centro” é dividido em quatro etapas e desenvolvido pelo Implurb, com três eixos focais: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”. As ações incluem melhorias na governança, incentivos fiscais, inovação, habitação de interesse social e investimentos públicos, buscando revitalizar a região central de Manaus.
A primeira etapa do programa será entregue com recursos próprios da Prefeitura de Manaus, enquanto a segunda fase está em desenvolvimento de projetos, com a apresentação ao governo federal para inscrição junto ao Novo PAC.
Comentários sobre este post