O prefeito de Manaus, David Almeida, está em Brasília (DF) nesta quarta-feira, 18/10, onde tem uma audiência marcada com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, às 12h. Na pauta do encontro, está a crise hídrica que assola o estado do Amazonas, com foco nas soluções que podem minimizar os impactos da histórica estiagem que tem prejudicado comunidades ribeirinhas em Manaus, que agora enfrentam a escassez de acesso aos rios.
A situação de emergência causada pela estiagem atingiu níveis críticos, e a Prefeitura de Manaus já se mobilizou para fornecer ajuda humanitária a mais de 5 mil famílias que vivem nas áreas afetadas nos arredores da capital.
No início deste mês, Geraldo Alckmin liderou uma comitiva de ministros em Manaus para avaliar in loco os impactos da crise hídrica. Durante a visita, o vice-presidente realizou um sobrevoo na capital amazonense para observar a gravidade da vazante. Os resultados dessa visita e da reunião entre David Almeida e Geraldo Alckmin poderão servir de base para medidas a serem adotadas a fim de enfrentar a crise e auxiliar as comunidades afetadas.
A crise hídrica tem afetado severamente o Amazonas e a região circundante, com o nível do rio Negro atingindo a menor marca registrada em mais de 100 anos. A audiência representa um esforço conjunto para encontrar soluções que possam mitigar os problemas causados por essa situação emergencial, garantindo o fornecimento de água e assistência às comunidades afetadas.
Comentários sobre este post