A Prefeitura de Manaus dá início, nesta terça-feira, 12/12, a ações para o desassoreamento de três igarapés da cidade. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito David Almeida e o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Junior, às 10h, na avenida Lourenço da Silva Braga, Centro, próximo à ponte Padre Antônio Plácido de Souza.
O investimento inicial é da ordem de R$ 30 milhões, recursos oriundos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, do governo federal.
A ação tem caráter emergencial e visa facilitar a navegação pelas águas dos igarapés que deságuam no rio Negro, prejudicada pela severa estiagem que afetou o Estado do Amazonas.
O trabalho será executado nas três principais fozes da capital, mapeadas pela Seminf como sendo as mais assoreadas: no Educandos, zona Sul, no São Raimundo e Tarumã, ambos na zona Oeste.
O desassoreamento é a remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo de rios e lagos, causados por ações humanas ou pelo desbarrancamento de terra decorrentes de fenômenos naturais. A ação resulta na melhoria da navegabilidade nos igarapés que cruzam os bairros da cidade.
Comentários sobre este post