O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), anunciou que a partir da próxima segunda-feira (05) estará suspensa a venda de passagem estudantil e a gratuidade para idosos no sistema de transporte coletivo.
A informação foi divulgada por Arthur Neto em uma coletiva online na tarde deste domingo (05).
Segundo ele, a medida é necessária para combater e prevenir a propagação do coronavírus (Covid-19), tendo em vista que os idosos fazem parte do grupo de risco da doença, como aponta a Organização Mundial da Saúde.
“Fica suspenso também, enquanto durar a crise, estamos estipulando um prazo prorrogável por mais tempo, o passe estudantil, pois não tem escolas funcionando, e o passe livre do idoso, nos ônibus, pois eles têm que ficar em casa”, disse Arthur Neto.
Ajuda
Durante a coletiva, Arthur Neto se colocou à disposição do governador Wilson Lima para combater o coronavírus. Ele pediu agilidade no funcionamento do hospital da Universidade Nilton Lins para atendimento aos pacientes e afirmou que vai se comprometer com a mão de obra por parte da Prefeitura para a realização dos trabalhos.
Comércios
O prefeito afirmou na entrevista que vai determinar cassação dos estabelecimentos considerados não essenciais que promoverem aglomeração de pessoas.
Segundo a OMS, um dos meios de se prevenir contra o covid-19 é evitar uma grande concentração de pessoas. Para Arthur Neto, “o momento é de preservar a saúde”.
Dados
O Amazonas possui 417 casos confirmados de coronavírus, sendo 379 são em Manaus e 38 no interior, sendo registrado em municípios como Parintins, Careiro da Várzea, Manacapuru, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Boca do Acre, Novo Airão e agora em Iranduba.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o Amazonas já possui 14 óbitos por covid-19, sendo 10 em Manaus e quatro no interior. Neste domingo três mortes em virtude da doença foram registradas.