Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por unanimidade, aceitar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados, tornando-os réus no processo que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado antes e após as eleições de 2022.
A análise da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) foi retomada na manhã desta quarta-feira (26). Votaram a favor do recebimento da acusação os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Com a decisão por unanimidade, os investigados passam a responder formalmente ao processo no STF, onde serão julgados.
A denúncia aponta que os acusados faziam parte de um grupo organizado para impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a PGR, aos réus são atribuídos cinco crimes: Organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; Golpe de Estado; Dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com prejuízo significativo para a vítima e Deterioração de patrimônio tombado.
Comentários sobre este post