Ações das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) resultaram em prisões de suspeitos de praticarem arrastões entre a madrugada e noite de domingo (10/03). Em uma das ocorrências, a 13ª e 14ª Cicom detiveram dois homens, de 22 e 19 anos, e apreenderam um adolescente de 17 anos suspeitos de realizarem arrastões no conjunto Eldorado (zona centro-sul), bairros Cidade de Deus e Cidade Nova (zona norte) e Jorge Teixeira (zona leste).
O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) recebeu a informação de que homens em um veículo modelo Eco Sport, de placa JXP-9562, estavam realizando roubos pela cidade. O veículo era roubado.
O trio foi interceptado pela polícia avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, Jorge Teixeira. Os policiais deram ordem de parada, mas os infratores não obedeceram. A equipe acionou todas as viaturas para realizar o cerco e fez o devido acompanhamento.
Os policiais das viaturas 6202 da 14ª Cicom e R02 da 13ª Cicom conseguiram abordá-los na rua 15, bairro Monte Sião, após o suspeito de 19 anos, que dirigia o carro, colidir com a calçada. Em seguida, o infrator de 22 anos jogou a arma, um revólver calibre 38, no chão e se entregou. O adolescente também se entregou. Um quarto suspeito conseguiu fugir.
Além da arma, os suspeitos foram flagrados com duas munições intactas e uma deflagrada, oito celulares, uma carteira porta cédulas e dois capacetes. Seis vítimas reconheceram os suspeitos. O caso foi registrado no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Outra ocorrência – Policiais militares da 11ª Cicom detiveram, na madrugada de domingo, dois homens de 20 anos e um adolescente, suspeitos de roubo consumado. A ação aconteceu na rua Wofgang Nogueira, na comunidade Ouro Verde, Coroado 3, zona leste.
Os militares iniciaram as buscas e conseguiram localizar o trio utilizando o sistema de tecnologia de geoprocessamento de rastreio de um dos aparelhos roubados. Com a indicação de localização, abordaram o veículo no qual estavam os suspeitos.
Durante as buscas, foram encontrados oito aparelhos celulares, três relógios, um HD, um cordão, um pingente e dois anéis de ouro, diversos documentos de identificação, a quantia de R$ 401, U$2, dois simulacros de arma de fogo (arma falsa), um veículo Punto ELX 1.4, ano 2010, placa ASN-6274, cor prata.
As vítimas foram conduzidas por viaturas da 9ª Cicom, onde realizaram o reconhecimento de seus pertences e dos suspeitos. As vítimas relataram que o trio detido foi bastante agressivo durante o crime e, a todo tempo, faziam ameaças com as armas. Um dos criminosos conduziu os policiais à residência onde guardavam os dois simulacros de arma de fogo utilizados nos assaltos, dinheiro, além de cartões de bancos e documentos diversos.
A dupla foi autuada em flagrante no 14º DIP pelo crime de roubo consumado e o adolescente foi conduzido à Delegacia Especializada de Apuração de Atos Infracionais (Deaai).