Na manhã da última terça-feira (12), policiais militares apreenderam quatro alunos do Colégio Militar da Polícia Militar IV – Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), na zona leste de Manaus. Com os estudantes foram apreendidos sete facas, dois canivetes, duas armas falsas, estoque de tesoura e spray de pimenta caseiro. Todo o material foi encontrado na bolsa deles.
Conforme é possível visualizar em um vídeo divulgado em grupos de um aplicativo de mensagem, a mãe de uma das crianças pergunta para as outras mães que estavam presentes no ambiente escolar se pode filmar.
“Mães, vocês permitem eu filmar o filho de vocês, o que a gente tá passando?”, após as mães confirmarem que sim, a mulher continua a gravação.
“Isso são as crianças do CPM 4 sendo acusadas pelo capitão. Nós pais estamos sendo levados para polícia, para o menor infrator pra responder pelos materiais perfurocortantes que eles estavam na bolsa, não foram ouvidos na escola e agora tá assim nessa situação, as crianças sendo expulsas da escola indo pra delegacia”, conclui a mulher.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) confirmou a apreensão dos adolescentes e ressaltou que as apreensões foram feitas após denúncias feitas a polícia militar.
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar (PM) realizou na terça-feira (11/04), uma ação no Colégio Militar da Polícia Militar IV – Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), na zona leste, e identificou materiais perfurocortantes na mochila de quatro alunos”, explicou a nota.
Os adolescentes foram conduzidos para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), para prestar esclarecimentos acerca do material encontrado.
Perfis de terrorismo em Manaus
Nas últimas 24 horas, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) identificou e apreendeu três adolescentes envolvidos na propagação de ameaças de ataques a escolas de Manaus, por meio de perfis de terrorismo na internet. As ações foram coordenadas pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), em conjunto com a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).
A ação também contou com apoio do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ/PC-AM), da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), implantado pelo Governo do Amazonas na Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
De acordo com o delegado Antônio Rondon, titular da Dercc, as investigações iniciaram com o objetivo de identificar os responsáveis pelos perfis que estavam publicando ameaças a instituições de ensino da capital amazonense.
“Os perfis, ao término dos trabalhos investigativos, foram constatados como sendo de três adolescentes, entre 13 e 14 anos. Eles foram conduzidos à Deaai, onde foram apreendidos e poderão, inclusive, ser internados compulsoriamente, a depender da conclusão do procedimento”, disse.
Conforme o delegado, os adolescentes responderão por criação das páginas com dados falsos, pelas ameaças proferidas e por atos de terrorismo. Eles ficarão à disposição do Juizado Infracional.
Rondon reforçou que a Polícia Civil e as demais forças de Segurança Públicas estão vigilantes a todo e qualquer ato delituoso que possa vir a ferir a integridade da sociedade escolar.
“Estamos intensificando as investigações em torno das mensagens que estejam divulgando ameaças de ataques a escolas, para que os autores sejam identificados e devidamente responsabilizados por seus atos”, disse.
O delegado e membro do Nise, Denis Pinho, explicou que o Núcleo está atuando de forma integrada e intensificada com as forças de Segurança para apurar e identificar a autoria das divulgações por meio de perfis na internet.
“Vale ressaltar que a população também tem muita importância neste trabalho. As informações enviadas por meio de denúncias colaboram para que consigamos reprimir este tipo de prática e, consequentemente, para que possamos garantir o bem-estar da sociedade”, disse.
Comentários sobre este post