Diversos animais silvestres abatidos foram apreendidos na manhã desta quarta-feira (1°) no Furo do Paracuuba, situado na Região Metropolitana de Manaus, a 27 quilômetros da capital. A ação faz parte da Operação Hórus, realizada em parceria Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), Polícia Militar e o canil da PM.
Segundo o tenente Rozival, responsável pela operação, informou que os animais estavam em uma embarcação que vinha do município de Beruri. Eles estavam armazenados em fundo falso para driblar a fiscalização da polícia.
“Por volta de 03h da madrugada recebemos a informação de uma embarcação oriunda de Beruri, a equipe encontrou um fundo falso. Após fazer a revista, foram encontrados diversos animais silvestres abatidos e também uma grande quantidade de pescado”, disse.
Ao todo 17 pacas, três tatus, um mutum e dois tracajás foram apreendidos durante a operação. Além disso, a polícia também encontrou pirarucu e tambaqui.
O tenente informou que o animais abatidos serão levados para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e o pescado devem ser doados para instituições filantrópicas em Manaus.
Os responsáveis pela mercadoria foram detidos e encaminhados à delegacia para realização dos procedimentos cabíveis.