A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), realizou a prisão de três pessoas por crimes ambientais. As ocorrências foram registradas no sábado (23/03), na BR-174 e zonas leste e norte de Manaus. As ações resultaram em um prejuízo ao crime estimado em R$ 250 mil.
Na primeira ação, os policiais militares estavam em patrulhamento ostensivo, por volta das 7h30, quando receberam uma denúncia da população informando o princípio de uma invasão com desmatamento em área verde, no quilômetro 23 da BR-174, sentido Manaus/ Presidente Figueiredo.
No local, foi realizada averiguação e um homem, que se passava por vigia do terreno, foi abordado. Com ele, foi encontrada duas motosserras, combustível, uma espingarda calibre 28 de cano serrado com numeração apagada, três munições, animais silvestres e couro de animal silvestre.
Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para o 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com todo o material apreendido.
Em uma segunda ocorrência, por volta das 11h, os policiais militares do BPAmb, durante patrulhamento na avenida Puraquequara, se depararam com uma máquina realizando a derrubada de vegetação e mineral, em desacordo com a legislação ambiental.
Foi realizada a apreensão da retroescavadeira e o responsável foi encaminhado ao 14º DIP.
Já na terceira ação de sábado, os PMs receberam informações, via Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom), que um jacaré estava em uma empresa na avenida Buriti, bairro Distrito Industrial.
A equipe foi ao endereço e realizou o resgate do animal que se encontrava em perfeitas condições. A soltura do animal foi realizada em uma área verde no bairro Puraquequara.
Na quarta ação do dia, os policiais militares do BPAmb receberam denúncia informando que, na Feira Comercial da zona leste, estaria acontecendo comercialização ilegal de carne animal silvestre.
Os policiais militares foram até a feira, onde constataram os fatos. Foram encontrados 143 kg de carne animal silvestre, sendo 26 pacas. O suspeito que comercializava a carne foi conduzido para o 14º DIP, juntamente com o material apreendido.
Crimes ambientais
O Batalhão de Policiamento Ambiental orientam a população que criar, guardar, apanhar, transportar, capturar ou caçar animais silvestres sem autorização do órgão competente, configura Crime Ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na Lei.
*Denúncia*
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
*Fotos:* Divulgação/PMAM
*Contatos para a imprensa:* Diretoria de Comunicação Social (98842-1841) e Kamilla Lira (99131-8271)
Comentários sobre este post