Após atualizações no Pix, todos os bancos e demais instituições financeiras têm até fevereiro de 2025 para oferecer aos clientes a funcionalidade de uso do sistema de pagamento por aproximação. Porém, algumas já se anteciparam ao calendário do Banco Central (BC) e estão oferecendo a nova função.
O Banco do Brasil, no dia 11 de outubro, passou a disponibilizar o Pix por aproximação para um grupo de clientes de Brasília e São Paulo. Os pagamentos poderão ser feitos em maquininhas da Cielo, credenciadora controlada pelo banco e pelo Bradesco.
Na última segunda-feira (4), os bancos Itaú, C6 Bank e PicPay também entraram no bolo e já passaram a oferecer o Pix por aproximação. No banco do Itaú, o pagamento pode ser feito em todas as maquininhas da Rede. O C6 Bank e PicPay foram os primeiros a aderir à carteira digital do Google, que foi possível por meio de uma parceria com o BC. Os envolvidos informam que o restante das instituições devem aderir em breve.
“Antes só quem tinha um cartão podia se aproveitar dessa vantagem, agora todos podem ter a mesma agilidade e facilidade ao realizar seus pagamentos. Isso ajuda a eliminar barreiras e nos coloca diante de mais um marco na evolução da experiência financeira brasileira”, diz Pedro Romero, diretor de Wallet&Banking no PicPay, por meio de uma nota emitida pela instituição.
De acordo com as regras do BC, , em fevereiro de 2025, data prevista para o pleno funcionamento, o Pix por aproximação funcionará em máquinas de todas as redes.
Comentários sobre este post