Mohamed Bashir Junior, vulgo “Basílio”, de 36 anos, considerado um dos criminosos mais procurados do Amazonas, foi preso no último sábado (14), no bairro de Gremame, em João pessoa na Paraíba.
Segundo a polícia civil ele tinha cinco mandados de prisão por homicídio em aberto por homicídios tráfico de drogas ocorridos no Amazonas.
De acordo com a polícia o primeiro crime ocorreu em fevereiro de 2016, quando ele e outros membros do comando vermelho, tiraram a vida de Rodrigo Aroldo Ramos de Matos, no bairro do Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus. A motivação da morte de Rodrigo foi devido a uma dívida de tráfico que a vítima possuía com o Comando Vermelho.
O segundo crime aconteceu em janeiro de 2018, no mesmo bairro. Desta vez a vítima identificada como Ronieri Nascimento Rodrigues, porque pertencia a uma facção rival; o homem levou tiros, facadas e foi decapitada.
Já em 2023, Basílio, já como um dos líderes da facção, autorizou a morte de Paulo Junior, que teve a vida ceifada depois de se envolver com a namorada de um de seus ‘soldados’. Paulo foi torturado e ficou desaparecido por dias, até que seu corpo foi encontrado em uma área de mata naquela região.
“Paulo Júnior era um cidadão de bem, uma pessoa honesta, simples, de boa família, mas que infelizmente se envolveu com uma ex-namorada de um traficante do Bairro da União. Esse traficante não aprovou esse relacionamento, levou ao conhecimento do Basílio que já estava em uma condição de liderança dessa facção, que autorizou seus soldados a executarem essa vítima, e assim foi feito. Essa vítima foi sequestrada, torturada, teve seu corpo enterrado em uma área de mata”, disse o delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
O pistoleiro irá ser encaminhado para um presídio em Manaus.
Comentários sobre este post