Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022 foram divulgados hoje pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), revelando uma queda no desempenho dos estudantes brasileiros em matemática, ciências e leitura, especialmente após o período da pandemia de COVID-19.
O Brasil agora figura entre os 20 piores países do mundo em matemática e ciências, e entre os 30 piores em literatura, nas três áreas do conhecimento avaliadas pelo programa. Mais de 14 mil estudantes de 420 municípios brasileiros participaram dos exames.
O relatório da OCDE destaca que, embora a pandemia tenha contribuído para as dificuldades enfrentadas pela educação, as tendências de declínio no desempenho em leitura e ciências já eram visíveis antes de 2018. O pico de desempenho nessas disciplinas ocorreu em 2012 e 2009, respectivamente, antes de começar a diminuir, indicando questões de longo prazo em jogo.
A área de conhecimento com a maior regressão foi matemática, apresentando uma queda de 384 para 379 pontos entre 2018 e 2022. Em literatura, o Brasil registrou uma diminuição de 413 para 410 pontos no mesmo período, enquanto em ciências, a nota passou de 404 para 403.
O relatório também aponta que países que passaram menos tempo com escolas fechadas conseguiram manter ou melhorar os resultados após a pandemia. No Brasil, 74% dos estudantes enfrentaram, em média, mais de três meses de fechamento escolar, enquanto a média global foi de 51%.
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